Pré-Fabricados

A concretagem dos pré-fabricados deve seguir critérios de qualidade relacionados ao acabamento final da peça. Nesse sentido, é necessário cuidado especial em relação à etapa de vibração, cujas técnicas variam de acordo com os níveis de consistência (slump) do concreto.

IconePILARES

Os pilares são elementos lineares de eixo reto que usualmente são utilizados verticalmente para suportar as forças normais de compressão que sofrem. Podemos destacar que existem também os chamados pilares parede que são peças de superfície plana ou casca cilíndrica que são utilizados geralmente na forma vertical, para também suportar a compressão e peso.

Para entendermos como funciona o dimensionamento dos pilares, devemos calcular os esforços externos sofridos, compreendendo as forças normais, os momentos fletores e as forças cortantes na posição em que o pilar é colocado.

Realizamos diversos testes em nossas peças e garantimos a qualidade.

Pilares Pilares
Viga Viga

IconeVigas

Uma viga é um elemento estrutural sujeito a cargas transversais que é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. Pode ser composta de madeira, ferro, concreto ou concreto armado, transferindo o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) às colunas.

As viga feitas em concreto armado, são dimensionadas de forma que apenas a sua ferragem longitudinal resista aos esforços de tração, não sendo levado em conta a resistência a tração do concreto, por esta ser muito baixa. As vigas de concreto armado recebem ferragens secundárias distribuídas transversalmente ao longo da sua seção, denominadas estribos. Possuem a finalidade de levar até os apoios as forças cisalhantes.

IconeEstrutura

As estruturas de concreto pré-fabricadas são feitas fora do canteiro de obras, com um processo que apresenta vantagens em termos de agilidade e controle de qualidade em comparação com as estruturas moldadas in loco. A desvantagem do sistema pode ser compreendida nas etapas de transporte e montagem das peças, as quais exigem cuidados particulares. De acordo com a NBR 9062, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o concreto pré-fabricado é diferente, ainda, do concreto pré-moldado, no qual a execução pode acontecer em instalações temporárias em canteiros de obra.

No entanto, isso não significa que a qualidade dos pré-moldados seja inferior. O importante é que haja a conformidade com todos os requisitos estabelecidos em norma para ambos os casos, e a 77 Pilares garante a qualidade excelência no produto que fornece.

Estrutura Estrutura
Lajes

IconeLajes

As lajes são classificadas como elementos planos com duas dimensões, o comprimento e a largura, são da mesma ordem de grandeza e muito maiores que a terceira dimensão, a espessura. As lajes são também chamadas elementos de superfície, ou placas. Destinam-se a receber a maior parte das ações aplicadas numa construção, normalmente móveis, pisos, paredes, e os mais variados tipos de carga que podem existir em função da finalidade arquitetônica do espaço que a laje faz parte. As ações são comumente perpendiculares ao plano da laje, podendo ser divididas em distribuídas na área linearmente ou forças concentradas. Embora menos comuns, também podem ocorrer ações externas na forma de momentos fletores, normalmente aplicados nas bordas das lajes. As ações são normalmente transmitidas para as vigas de apoio nas bordas da laje, mas eventualmente também podem ser transmitidas diretamente aos pilares, quando são chamadas lajes lisas.